Doublecast 190 - Racionais MC's

 

podcast racionais mano brown doublecast

Doublecast mais que especial, pois nesse episódio os dois brancos privilegiados Danilo de Almeida e Leo Nocete bateram um papo sobre a carreira e os discos de um dos maiores e mais importantes nomes da música brasileira, os Racionais MC's.
 
Apoie o Doublecast em:
 
Use o cupom de desconto podcast10 na LOJA BAMBU GAMES para ganhar 10% de desconto em qualquer compra
 

Comentários

  1. Fala galera!!!


    Esse episódio ficou sensacional. Muito bacana ver a história de pessoas que lutaram pra chegar onde chegaram e usar a música pra denunciar a realidade.


    Começo pelo comentário final do Danilo. Ninguém escolhe onde quer nascer, infelizmente. É muito complicado você atingir um lugar ao sol em um ambiente extremamente desigual, e quando paramos para olhar nossas dificuldades percebemos que tem gente que possui mais dificuldades ainda por causa da cor, opção sexual ou orgão genital. E ai a gente percebe que a vida é mais bosta do que já está.

    Nunca morei em favela, mas a escola que estudei meu ensino fundamental era dentro de uma. Na caminhada para as aulas era visível os problemas mais simples como falta de saneamento e pavimentação. A iluminação existia no local justamente por causa da escola. Mas era estranho chegar pra aula e dar de cara com policiais na porta da escola revistando todos os alunos, infelizmente quando não tinha essa revista alguém entrava armado.

    Conheci o Racionais e outros grupos de rap, por intermédio dos colegas de escola. E me lembro da explosão que foi o álbum Sobrevivendo no Inferno. Eles tem uma enorme representatividade, mesmo não sendo pessoas de mídia. Achei até que vocês iriam citar a entrevista do Mano Brown no Roda Viva em 2006, que foi um marco, pelo fato dele não querer estar na mídia.

    Sobre as musicas, eu curto a música A vida é desafio, ela relata diversas situações onde algumas eu já passei. No inicio ela fala sobre se destacar mais que os outros e deixa a indagação, "Como se destacar estando 10 passos atrasado?". Outra cena que acho legal é no clipe Vida Loka II, onde o garoto é expulso da loja e anos depois ele volta pra comprar lá e ri da cara do segurança. Essa parte passa no trecho da musica,
    "Na loja de tênis o olhar do parceiro feliz
    De poder comprar o azul, o vermelho
    O balcão, o espelho
    O estoque, a modelo, não importa
    Dinheiro é puta e abre as portas"

    Quem nunca se sentiu vencedor ao comprar algo nunca pôde antes?

    O Maior presente dos Racionais são essas letras que proporcionam reflexão e chama a atenção para os problemas e que devem ser usadas para conscientizar as pessoas que devemos ir atrás dos nossos ideais, mesmo estando sistematicamente atrasados nessa luta injusta contra o sistema.

    Falar das letras já dá vários episódios, espero que saia algum ao longo do próximo ano.


    Bom, é isso ai, o episódio ficou ótimo!!!!!!

    Valeu por cogitarem a ideia de usar o 190 pra falar de alguma banda que teve problemas com a lei, e melhor ainda trazer uma que surgiu depois disso.


    Um abraço e até a próxima...

    ResponderExcluir

Postar um comentário